logo
rss  Vol. XV - Nº 248         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 27 de Maio de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Ribeira Grande é uma autarquia sólida

 

ribeira grande ricardo

Ribeira Grande - A Câmara Municipal da Ribeira Grande é «uma autarquia sólida no actual cenário de crise financeira e das poucas autarquias açorianas que está a lançar obras e projectos estruturantes para o desenvolvimento da Ribeira Grande». A convicção é do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, manifestada ontem, à tarde, na sessão solene comemorativa do 30º aniversário de elevação da Ribeira Grande a cidade, que decorreu no Teatro Ribeiragrandense.

O autarca sustentou que o município tem feito «um grande esforço na redução da despesa e priorização do investimento, de forma a honrar os compromissos financeiros e garantir a estabilidade financeira do Município».

Mesmo numa situação difícil, e garantiu Ricardo Silva, «não podemos deixar de continuar a apostar no rumo que estamos a seguir: ser um grande pólo de desenvolvimento nos Açores. A nossa missão básica é o de afirmar e elevar uma terra e um povo».

Relembrou que as autarquias têm vindo a ser atingidas de forma grave pela aplicação das medidas de austeridade. No caso do município da Ribeira Grande as restrições orçamentais impostas pelo Orçamento de Estado retiraram do orçamento municipal mais de um milhão de euros. Acresce a este valor a divida do Ministério das Finanças e da Administração Pública à autarquia no valor de meio milhão de euros relativo ao pagamento do IRS de 2009 e 2010, e ainda a quebra de receitas municipais advenientes do IMI e do IMT.

Os tempos, segundo o autarca são de «recentrar prioridades», exemplificando os vários projectos em curso no concelho e que visam o contínuo reforço de infra-estruturas essenciais à vida da população ribeiragrandense como a Água, Escolas, Rede Viária, Saneamento Básico, Resíduos Sólidos e Equipamentos Culturais.

Entre os vários projectos, destaca-se a obra de requalificação urbana da Rua Direita da Ribeira Grande, a segunda fase do saneamento básico da vila de Rabo de Peixe, a reabilitação e ampliação da Escola Básica e Jardim-de-infância Madre Teresa da Anunciada, freguesia da Ribeira Seca e a ampliação da EB1/JI da Ribeirinha.

No abastecimento de água a autarquia está a concluir a implementação de uma rede de reservatórios de abastecimento de água à zona poente do concelho. São os casos dos reservatórios da Conceição das Vinhas e das Courelas e que fazem parte de uma rede de infraestruturas já construídas nos últimos quatro anos, nomeadamente a melhoria da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pico Vermelho, a construção do Adutor do Pico Vermelho, da Estação Elevatória da Mediana, a Estação Elevatória e Reservatório das Alminhas e Reservatórios do Pico de Água e da Madeira.

Na rede viária, estão em curso obras de beneficiação do Caminho do Mato, no Porto Formoso, que constituirá a terceira via de acesso à freguesia do Porto Formoso, garantindo maior comodidade e segurança.

O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020