logo
rss  Vol. XV - Nº 243         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 05 de Março de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Curso on line

Escrita Criativa em Português

 

escritacriativaonline

Os cursos online EC.ON (EscritaCriativaOnline) acabam de completar seis anos de vida. Desenvolvendo actividade no campo da escrita criativa em Português, os cursos têm desenvolvido parcerias com diversas bibliotecas municipais, escolas e com o Instituto Camões, embora trabalhem essencialmente com formandos que contactam a estrutura e que, de modo directo, se inscrevem.

O projecto oferece dez cursos diferenciados, na área literária e comunicacional, e é único no género em Portugal. Sendo coordenado pelo Prof. Luís Carmelo, o EC.ON visa aprofundar as potencialidades oferecidas pela língua portuguesa, optimizar a expressão individual, proporcionar e testar ferramentas úteis a vários registos (descrição, narração e poética) e ainda estimular as aptidões literárias.

Os cursos duram entre dez e treze semanas e funcionam de modo simples. De acordo com um cronograma estabelecido de início, os formandos recebem semanalmente um bloco de conteúdos complementados com adendas, exemplos e um painel de exercícios. Da interiorização desse material resulta a resolução prática de um trabalho que merece, semana a semana, um comentário crítico e individualizado por parte do coordenador.

A par dos cursos, o EC.ON desenvolve ainda actividade de assessoria literária, editing e contacto com editoras.

Contactos: luís.carmelo@sapo.pt

O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021