logo
rss  Vol. XV - Nº 243         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 05 de Março de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Alexandra Mendes...

Na corrida eleitoral

Inês Faro

Entrevista de Inês Faro

Candidata pela segunda vez pelo Partido Liberal em Brossard-La Prairie, Alexandra Mendes recebeu o LusoPresse na sua sede de campanha. A duas semanas das eleições de 2 de Maio, a agenda política da candidata está muito preenchida. «Tenho andado de porta-a-porta a apresentar-me aos eleitores, vou aos supermercados divulgar as minhas propostas, quero ouvir o que as pessoas têm a dizer», explica a candidata a deputada federal. «Tenho sido muito bem recebida, tem sido muito entusiasmante», diz a luso-canadiana.

Depois de um primeiro mandato, desde 2008 em Otava, Alexandra Mendes recandidata-se agora com obra feita. A batalha pela abertura de um serviço de passaportes na margem sul, fruto da muita insistência da então deputada federal, é um dos cartões-de-visita para esta recandidatura. A mesma persistência e determinação que hoje a fazem comprometer-se com novas metas a atingir.

Lutar por uma solução para a Ponte Champlain, aumentar e diversificar os Fundos de Pensão e o apoio à liderança feminina, são as três prioridades da candidatura da deputada liberal por Brossard-La Praire.

«A Ponte Champlain é, sem dúvida, uma das minhas prioridades. Não se pode ignorar que esta é a ponte mais utilizada da América do Norte. A Ponte Champlain permite a dinamização da vida económica na margem sul de Montreal, sendo em simultâneo um dos acessos mais utilizados aos EUA», diz. «É fundamental encontrar uma solução que passe pela construção de uma nova ponte» reafirma a candidata. Uma promessa assumida igualmente pelo líder do Partido Liberal Michael Ignatieff, que se comprometeu a travar esta batalha se for eleito presidente. 

alexandra mendes na corrida mae
Foto: LusoPresse

Os Fundos de Pensão é outra das apostas do Partido Liberal que também merecerão especial atenção de Alexandra Mendes se for reeleita. «A ideia é aumentar o Suplemento do rendimento garantido e permitir que os mais jovens que pensem na reforma tenham possibilidade de contribuir para o fundo voluntariamente», diz.

Sendo a única mulher a correr por Brossard-La Prairie, Alexandra Mendes entende que é necessário encorajar as mulheres a envolverem-se mais na política. «Outro dos objetivos da minha recandidatura é mostrar que a vida política não é incompatível com os valores humanistas nem com a feminilidade», diz. «Quero encorajar as jovens universitárias a fazerem estágios em Otava, a acompanharem-me em visitas ao Parlamento, a verem como funciona um gabinete de uma deputada», explica Alexandra Mendes.

Quanto às perspectivas de uma reeleição, Alexandra Mendes está confiante. «As pessoas já me conhecem, sabem do que sou capaz. Estive sempre muito presente, não ignorei ninguém nem actividade nenhuma», diz a candidata. É imbuída desse mesmo espírito que se refere ao partido que representa. «A campanha do Partido Liberal é uma campanha de esperança. O Canadá precisa dos valores liberais: renascimento dos valores canadianos, a promoção da igualdade de oportunidades numa federação com grandes diferenças tanto a nível linguístico como a nível económico-social», conclui Alexandra Mendes.

Comunidade portuguesa

Alexandra Mendes aproveita ainda o momento para colocar um desafio à comunidade portuguesa: «Devemos lembrar-nos da história recente que é termos uma democracia em Portugal. A comunidade portuguesa devia participar mais ativamente na política», diz.

A candidata apela ainda a uma maior união e entreajuda para fazer da comunidade portuguesa uma comunidade mais forte. «Não 

nos somos a esperanca ignatieff
Foto: LusoPresse

devemos ter medo de ter sucesso», diz. «Temos muitas divisões internas que penso que não se justificam», diz Alexandra Mendes. «Um bom exemplo a seguir seria o da comunidade grega. Emigraram nas mesmas condições do que nós, mas reúnem esforços para atingirem objetivos comuns, como por exemplo a construção de escolas, de centros comunitários e equipamentos para idosos», explica. «Gostava de ver essa vivacidade também na comunidade portuguesa», conclui a candidata luso-canadiana.

Saiba mais em :

http://alexandramendes.liberal.ca
Sede de campanha: 8025, boul. Taschereau, Brossard, Québec

T. 450.812.8134

O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021