logo
rss  Vol. XV - Nº 239         Montreal, QC, Canadá - sábado, 27 de Fevereiro de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowArquivos arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima

Pesar pela morte de Borges Coutinho

Por Carlos Tomé

  O Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, manifestou, em Ponta Delgada, o seu pesar pelo falecimento, em Lisboa, de António Borges Coutinho.

 

borges cotinho

Borges Coutinho, de 77 anos de idade, foi uma das figuras referenciais da oposição antes do 25 de Abril de 1974, destacando-se nos Açores pelas suas qualidades de liderança e mobilização entre os militantes da chamada oposição democrática.

Carlos César destacou a sua "acção referencial e corajosa na promoção da democracia e da cultura no período da ditadura, agregando jovens e intelectuais açorianos com formação diversa", acrescentando que Borges Coutinho "era uma das figuras que me fascinava durante a minha adolescência e que contribuiu para um maior apuro da minha consciência cívica."

Para o Presidente do Governo, que endereçou condolências à família, Borges Coutinho "foi uma figura politicamente controversa mas sem equívocos nem tacticismos, cuja contribuição para a democracia nos Açores e no interregno pré-autonómico de 1974/1975 é incontornável".

O tempo no resto do mundo

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021