logo
rss  Vol. XV - Nº 239         Montreal, QC, Canadá - sábado, 27 de Fevereiro de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowArquivos arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima

Bilhete de Lisboa

Hotel da Estrela e Restaurante «Cantina da Estrela»

Por Filipa Cardoso

 

hotel estrela

Lisboa está cada vez mais na rota dos turistas e para acolher todos que a visitam vão surgindo pequenos hotéis de charme cada vez mais originais.

Um dos últimos a ser inaugurado, em Dezembro de 2010, foi o Hotel da Estrela (www.hoteldaestrela.com), na rua Saraiva de Carvalho, 35.

Este hotel só tem 19 quartos e ocupa o antigo palácio dos Condes de Paraty. Faz parte do grupo "Small Luxury Hotels of the World" e é gerido pelo grupo "Lágrimas - Hotels & Emotions".

Este grupo hoteleiro explora também o restaurante do hotel a que foi dado o nome de "Cantina da Estrela".

Este restaurante está ligado à antiga e lendária Escola Secundária Machado de Castro.

O edifício da Escola Machado de Castro, de 1920, sofreu avultadas obras de requalificação, num total de 16 milhões de euros, e desde Setembro de 2009 passou a ser a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Neste conjunto de hotel/restaurante os alunos da Escola de Hotelaria podem aplicar todas as teorias que aprenderam nas aulas, estagiando.

O decorador do Hotel, Miguel Câncio Martins, foi ao Parque Escolar (empresa pública para a modernização de escolas secundárias) recolher as velhas e usadas mesas, cadeiras e quadros pretos de ardósia para decorar o hotel e o restaurante.

No restaurante vimos marmitas em cima das mesas e os menus com frases como "sopas para comer até ao fim" e "sobremesas só para os meninos que comeram a sopa toda" que nos remetem para a infância. Nas paredes encontramos velhos mapas de Portugal e das Colónias entre outros objetos do passado...

Este restaurante tem também a particularidade de serem os clientes a decidirem o preço a pagar pela refeição entre um valor máximo e um mínimo sugerido pela casa (por exemplo: polvo grelhado com batata doce, entre 7 a 14 euros). Conta que quanto mais os clientes pagarem melhor nota escolar é dada aos cozinheiros alunos. O chefe Luís Casinhas é o responsável pelos repastos e pela formação prática das equipas de alunos cozinheiros.

Pela inovação e originalidade é uma unidade hoteleira a visitar.

O tempo no resto do mundo

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021