logo
rss  Vol. XV - Nº 237         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 01 de Março de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima

Festival Montréal en Lumière

Lusos de novo em destaque

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

Apesar de 2010 ter sido o ano de Portugal no Festival Montréal en Lumière, em 2011 a presença lusitana também se fará sentir. Isso mesmo foi divulgado no decorrer da conferência de Imprensa levada a efeito no passado dia 6 de dezembro, na sala de espetáculos da rue Ste-Catherine, Astral.

 

festival montreal en lumiere 1
Conferência de Imprensa levada a efeito no passado dia 6 de dezembro, na sala de espetáculos da rue Ste-Catherine, Astral.

E como em fevereiro passado, marcam presença este ano os restaurantes luso quebequenses Ferreira Café, Méliès, PortusCalle e DNA. Nova é a participação do F-Bar, do Grupo Ferreira, que em 2010 ainda era uma empresa em gestação. Também como novidade, saliente-se a colaboração do Restaurante Tasca.

Por outro lado, há que registar a vinda até Montreal de três chefes lusófonas. Tratam-se da portuguesa Margarida Cabaço, que vem do Alentejo, e das brasileiras Roberta Sudbrack, oriunda de Brasília, e Paula da Silva, que nos chega de Miami. Além dessas três chefes, mais duas portuguesas estarão entre nós para participar no Festival Montréal en Lumière. Neste caso, são as produtoras Sandra Alves e Sandra Tavares.

É de referir que esta 12ª edição do Festival Montréal en Lumière é dedicada à Mulher, daí que todos os chefes e produtores convidados sejam do sexo feminino. De resto, a presidente de Honra do Festival é Anne-Sophie Pic, a única chefe francesa que é considerada três estrelas (pelo) do reputado Guide Michelin.

Também no decorrer da conferência de Imprensa ficámos a saber que as principais promoções do Festival, no âmbito dos «Les Plaisirs de la table», são os «Les Dîners de la présidente d'honneur», o «Le Rendez-vous des gourmets SAQ», o «Concours Toqué des fromages d'ici», o «Ratatouille, un brunch au cinéma!», os «Les Midis du Festival», a «La Fête des fromages d'ici» e «La Route des saveurs de Charlevoix au marché Jean-Talon».

O 12° Festival Montréal en Lumière inicia-se na quinta-feira, dia 17 de Fevereiro e termina 10 dias depois, a 27. 

festival montreal en lumiere grupo
O 12° Festival Montréal en Lumière inicia-se na quinta-feira, dia 17 de Fevereiro e termina 10 dias depois, a 27.

... E nas Artes?

Neste domínio e ao contrário do ano passado, quando tivemos, por exemplo, Ana Moura, este ano não há artistas portugueses convidados. Mas há uma soirée brasileira, com os cantores Paulo Ramos, Andiara de Souza e Bïa. Bïa que ainda terá uma segunda atuação a solo.

Vamos lá. Para quem teve um ano 2010 espetacular de visibilidade, e de proveito, digamos, por ser justo, 2011 não será nada ruim. É até bem melhor do que estávamos à espera. Agora só temos é de participar, acorrendo aos nossos restaurantes - e outros, evidentemente - e às salas de espetáculo.

O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021