logo
rss  Vol. XV - Nº 236         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 04 de Março de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Quebeque lança portal...

Para francisação nas pequenas empresas

Estratégia deve permitir que imigrantes continuem a estudar o francês.

Ana Paula Burg

Por Ana Paula Burg

O governo do Québec lançou segunda-feira, em Montreal, o Carrefour francisation, um portal que deve facilitar a francisação nas pequenas empresas da cidade. A ministra da Imigração e das comunidades culturais do Québec, Kathleen Weil, acredita que ao facilitar o acesso das pequenas empresas ao serviço de francisação o Carrefour também permite a mais imigrantes de continuar a aprendizagem da língua, mesmo enquanto trabalham. «As empresas ainda poderão se beneficiar de cursos de francês já ofertados por meu ministério de acordo com suas necessidades», afirmou a ministra durante o lançamento.

Considerado como uma das principais medidas de uma estratégia de intervenção para Montreal entre os anos de 2008 e 2013, o Carrefour tem três atividades principais:

- O portal www.carrefourfrancisation.com que coloca a disposição todos os serviços de francisação do governo do Québec para as pequenas empresas, como cursos de francês, ferramentas para estudo da gramática e programas de subvenção.

- Um serviço telefônico (514 940-1633) que conta com o apoio do Ministério da Imigração.

- Uma equipe de consultores para sensibilizar os proprietários e comerciantes sobre a importância de oferecer serviços em francês. Eles também devem acompanhá-los para alcançar esse objetivo.

A nova estratégia, no entanto, não leva em consideração o Certificado da Língua Francesa, imposto pela Charte de la langue française. Essa lei impõe às empresas com mais de 50 funcionários a obtenção de um certificado que garante a utilização do francês como língua predominante.

Participaram no lançamento, para além da ministra da Imigração e das Comunidades Culturais, a ministra da Cultura, das Comunicações e da Condição Feminina, Christine St-Pierre, que também é a ministra responsável pela aplicação da Carta da Língua Francesa, o ministro das Finanças, e responsável pela região de Montreal, Raymond Bachant, assim como Michel Leblanc, presidente e chefe da direcção da Câmara do Comércio de Montreal. Recorde-se que a conferência de Imprensa, muito concorrida, teve lugar na casa de móveis século XXI, Domison, situada no 4117 do boulevard St-Laurent (ex-Casa ARCA), propriedade de dois jovens designers, irmãos e de origem vietnamita, Thien Tatrung e My Tatrung, ambos «produto» da Lei 101, como foi dito na ocasião.

www.correspondentbr.wordpress.com

Política Quebequense
O governo do Québec lançou segunda-feira, em Montreal, o Carrefour francisation, um portal que deve facilitar a francisação nas pequenas empresas da cidade. A ministra da Imigração e das comunidades culturais do Québec, Kathleen Weil, acredita que ao facilitar o acesso das pequenas empresas ao serviço de francisação...
Quebeque lanca portal.doc
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021