logo
rss  Vol. XV - Nº 236         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 04 de Março de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Na Ribeira Grande

Classificados 42 imóveis de interesse municipal

Por Ana Paula Fonseca

 

Ribeira Grande – A Câmara Municipal da Ribeira Grande aprovou, em reunião camarária, a classificação de interesse municipal de 42 imóveis que fazem parte do conjunto protegido da zona histórica da cidade de Ribeira Grande.

Estes imóveis, e dos quais se inclui a emblemática Ponte dos Oito Arcos, ermidas e passos quaresmais, foram inventariados no Plano de Salvaguarda da Zona Histórica da Ribeira Grande, constituindo esta classificação uma das acções práticas de salvaguarda do Património Cultural.

A partir de agora e no prazo de oito dias, o processo de classificação como conjunto de interesse municipal do «Conjunto Protegido da Zona Histórica» está aberto a observações e sugestões dos munícipes, seguindo depois para aprovação da Assembleia Municipal, cuja próxima reunião está agendada para Fevereiro de 2011.

Dos 42 imóveis inventariados como interesse municipal, uma dezena são de arquitectura religiosa (como os cinco passos de via-sacra, Ermidas de Santa Luzia, Santo André, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Salvação e Nossa Senhora das Dores), 29 de arquitectura doméstica (sendo a exemplo escola EB 2.3 Gaspar Frutuoso e a Casa da Natividade) e dois de arquitectura de produção (moinhos de água da Rua da Salvação e Rua do Estrela).

Para além destes imóveis de interesse municipal, o centro histórico possui outros de interesse público, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e os Edifícios do Mercado, e que a Câmara Municipal irá preparar em breve, o procedimento de classificação como Interesse Público a instruir na Direcção Regional da Cultura.

Na totalidade, já foram inventariados mais de 100 imóveis no centro histórico da Ribeira Grande.

Açores
Ribeira Grande – A Câmara Municipal da Ribeira Grande aprovou, em reunião camarária, a classificação de interesse municipal de 42 imóveis que fazem parte do conjunto protegido da zona histórica da cidade de Ribeira Grande.
Na Ribeira Grande.doc
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021