logo
rss  Vol. XV - Nº 236         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 04 de Março de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

MENSAGEM DE NATAL e ANO NOVO 2010 do Embaixador de Portugal em Otava

Começo esta mensagem desejando a todos os portugueses e luso-descendentes residentes no Canadá os meus mais cordiais votos de um FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO.

Esta quadra festiva constitui uma oportunidade única para, em conjunto, reflectirmos sobre o passado e perspectivar o futuro.

No ano passado optei por destacar a importância dos esforços comuns na preservação da língua e da cultura portuguesa, sobretudo entre as gerações mais jovens, e, nesse contexto, o inestimável e insubstituível contributo da família para a sua persecução.

Este ano gostaria de salientar, e reconhecer, o papel essencial desenvolvido pelas diferentes associações e individualidades que, através do seu trabalho benévolo, têm contribuído para minorar as dificuldades sentidas pelos membros mais frágeis da nossa comunidade. Para que mais possa ainda ser feito, encorajo todas as emanações da sociedade civil da comunidade portuguesa, sejam elas clubes, associações ou outras, a incrementar a colaboração mútua, não só para que se possam congregar melhor os recursos, sempre parcos, mas também para que a concentração das energias permita um substancial aumento da dimensão da sua acção social.

A situação económica global deixa antever tempos de grande dificuldade, sem grande margem de respostas por parte das entidades oficiais. Felizmente o Canadá tem sabido, em grande medida, manter-se à margem dessa crise. No entanto, tal não significa que entre a comunidade portuguesa não existam situações de carência.

É no apoio a essas pessoas que os nossos esforços se devem concentrar.

A constituição de parcerias com organizações e entidades canadianas ou de outras diásporas, em especial as de origem lusófona, poderão constituir exemplos de meios para enriquecer e fortalecer a actuação do tecido associativo português, abrindo novos horizontes e perspectivas.

Tal como no caso da divulgação da língua e cultura portuguesa, também aqui considero fundamental que a nossa juventude seja encorajada e incentivada a envolver-se cada vez mais na causa comum. Sem o seu engajamento e empenho, o futuro da comunidade será cada vez mais difícil.

Agradeço a todos a colaboração nesta caminhada conjunta em terras canadianas, a qual desejo seja plena de sucessos no novo ano que se aproxima.

Renovo os meus sinceros desejos de um Natal em paz.

Bem hajam!

Pedro Moitinho de Almeida

Embaixador de Portugal em Otava

Dezembro 2010

Comunicado
Começo esta mensagem desejando a todos os portugueses e luso-descendentes residentes no Canadá os meus mais cordiais votos de um FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO.
Mensagem_Natal_Embaixador.doc
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021