logo
rss  Vol. XV - Nº 236         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 04 de Março de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Consulado Geral de Portugal em Montreal

MENSAGEM DE NATAL e do ANO NOVO 2011

do Cônsul-Geral de Portugal em Montreal

Neste segundo Natal que me dirijo a vós, começo por vos desejar a todos portugueses e luso-descendentes residentes na área da minha jurisdição consular os meus mais sinceros VOTOS DE UM FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO.

Nesta altura do ano todos fazemos um balanço dos últimos doze meses e planeamos o nosso futuro próximo em 2011. Para muitos, 2010 continuou a ser um ano pautado por dificuldades ditadas por uma situação económica mundial ainda complexa apesar de se vislumbrar alguns sinais de recuperação.

Neste contexto, aproveito esta ocasião para assinalar o papel das organizações de solidariedade social, as quais ao longo do ano e muito particularmente na época natalícia trazem aos mais necessitados conforto material e espiritual. Mas esse papel não deve ser reservado apenas às referidas organizações. A todos nós compete contribuir para eliminar situações de carência no seio da nossa comunidade e melhorar a vida daqueles para quem o Natal é apenas um dia em 365 que o ano tem.

Neste período de reflexão, não posso deixar de mencionar a importância do movimento associativo na nossa comunidade e o papel que podem ter no desenvolvimento de uma maior solidariedade social no seio desta mesma comunidade. Numa época assinalada por grandes mudanças familiares, sociais e económicas, importa repensar o modelo associativo existente por forma a atrair as camadas mais jovens e manter os mais velhos ligados às associações. O papel dos jovens é essencial para manter as nossas tradições e cultura vivas neste país.

De um modelo inadaptado aos novos tempos, o movimento associativo tem de partir para novos desafios e abrir as suas portas através de parcerias e/ou acções conjuntas que envolvam comunidades lusófonas e outras. Estou certo que uma maior abertura constituirá uma oportunidade de renovação social e de enriquecimento cultural para a nossa comunidade.

De novo vos desejo um FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO. Que 2011 traga a todos nós saúde e prosperidade.

Fernando Demée de Brito

Cônsul-Geral de Portugal em Montreal

Comunicado
Neste segundo Natal que me dirijo a vós, começo por vos desejar a todos portugueses e luso-descendentes residentes na área da minha jurisdição consular os meus mais sinceros VOTOS DE UM FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO.
Consul geral mensagem.doc
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021