logo
rss  Vol. XV - Nº 236         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 04 de Março de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Associação Portuguesa de Manitoba...

Quer intercâmbio com jovens portugueses

Ponta Delgada (Lusa) – A interrupção nos últimos anos da chegada de novos emigrantes à província do Manitoba pôs termo ao «refrescamento natural» da comunidade portuguesa nesta região do interior do Canadá, obrigando ao lançamento de intercâmbios com as zonas de origem.

A necessidade deste intercâmbio foi defendida por Mário Santos, presidente da Associação de Portugueses do Manitoba, em declarações à Lusa no final de uma visita aos Açores, que teve como principal objetivo alertar os dirigentes regionais para este problema.

Mário Santos, que dirige há 15 anos esta associação, com cerca de mil associados, dos quais 80 por cento de origem açoriana, frisou que, se não for feita alguma coisa para «atrair os jovens (lusodescendentes no Manitoba) a vir a Portugal, Portugal passa a ser (para eles) apenas um país no mundo».

«Tem de haver um impulso das autoridades portuguesas» para garantir um «intercâmbio entre jovens de cá e de lá», advertiu.

A Associação de Portugueses do Manitoba, com sede em Winnipeg, capital desta província canadiana, tem 45 anos de atividade e dispõe de uma filarmónica e de um parque recreativo próprio, promovendo várias iniciativas nos domínios da cultura e do desporto.

Na província do Manitoba residem cerca de 25 mil portugueses, tendo os primeiros emigrantes chegado a esta região do interior do Canadá em meados da década de 1950.

Segundo Mário Santos, muitos destes emigrantes são idosos a precisar de apoio, o que justifica o envolvimento da associação no funcionamento de um lar com capacidade para acolher entre 36 a 40 casais.

A cidade de Winnipeg fica a cerca de duas horas de voo de Toronto, capital da província do Ontário, onde se concentra a maioria dos emigrantes portugueses no Canadá.

Comunidades
A interrupção nos últimos anos da chegada de novos emigrantes à província do Manitoba pôs termo ao «refrescamento natural» da comunidade portuguesa nesta região do interior do Canadá, obrigando ao lançamento de intercâmbios com as zonas de origem.
Associacao Portuguesa de Manitoba.doc
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021