LusoPresse
Ano  X - Nº 146 Montreal, 1 de Outubro de 2006 Notícias e comentários da comunidade lusófona
ARTIGOS E COMENTÁRIOS
Vantagem de Lula
Editorial
O Mundo do Vinho
Domingo é um dia difrente
Prioridades - Habitação e Educação
Mistérios
Olho Comunitário

  Editor: Norberto Aguiar
  Director: Carlos de Jesus
  Meteo

Links Úteis

Teia Portuguesa



Carrefour Lusophone


Viragem.net
Páginas de Montreal

Saturnia
Primeira Página Outras Páginas

Eleições Presidenciais no Brasil

Virada eleitoral leva as eleições brasileiras ao 2º turno

Por Sandra Leitão

Enviar mail a Sandra Leitão

Lula mostrou-se surpreso com o resultado de Geraldo Alckmin acima de 41% e avalia que seu adversário se tornou uma ameaça concreta a seus planos de reeleição.
Após uma campanha onde o atual presidente Lula se manteve a frente de seus adversários com mais de 51% dos votos, as eleições brasileiras se encerraram neste domingo, dia 01 de outubro, com uma virada do candidato de direita Geraldo Alckmin. As apurações finais das urnas mostram os seguintes resultados:
 

Desta forma, o candidato do partido PSDB, o mesmo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, irá enfrentar Lula no segundo turno, cuja data está marcada para 29 de Outubro de 2006. Os últimos dias de campanha foram determinantes para a alteração da tendência de vitória de Lula no primeiro turno,

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Geraldo Alckmin
(PSDB)

Heloísa Helena
(PSOL)
 

48,61% 41,64% 6,85%

quando o partido PT, partido do presidente Lula, apresentou um dossiê que continha informações sobre o envolvimento dos tucanos, os candidatos do PSDB, em corrupção. Em contrapartida o PSDB conseguiu provar que o dossiê havia sido comprado pelo PT com o objetivo de desmoralizar os seus candidatos antes das eleições. Os movimentos finais do jogo eleitoral foram marcados pela tentativa da oposição em ligar o presidente Lula a esse incidente e com isso obter a impugnação da sua candidatura. Esse cerco político sobre Lula gerou um clima de instabilidade no eleitorado, sobretudo em São Paulo que é o maior colégio eleitoral do país e o chamado Quartel General do PSDB. Em verdade, foram os votos de São Paulo que levaram as eleições presidenciais ao segundo turno, onde Geraldo Alckmin obteve 51% dos votos.

LULA VÊ RISCO DE DERROTA E QUER REDEFINIR CAMPANHA

Lula mostrou-se surpreso com o resultado de Geraldo Alckmin acima de 41% e avalia que seu adversário se tornou uma ameaça concreta a seus planos de reeleição. Em reunião com sua equipe nesta semana, Lula pretende dar uma nova orientação à sua campanha, dando respostas mais diretas ao eleitorado. Ele deve fazer uma manifestação pública agradecendo os votos que obteve e pretende também priorizar a ampliação da aliança com os demais partidos, que dá suporte à sua candidatura.

Montreal, Qc, Canadá


Copyright 2004-2006 LusoPresse
All copyrights acknowledged. All rights reserved.