LusoPresse

15 de Março de 2006 - Volume X - Nº 134

Em Destaque
Artigos
Contact
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Arquivo
Este espaço é para si!

Telefone:

514-272-0110

 

Artigos

Trajectos de Portugal
Liga Portuguesa de Futebol

Liga dos Campeões

Ler artigo...


Editorial
Boas intenções não chegam

No seu discurso de abertura da nova sessão parlamentar na Assembleia Nacional do Quebeque, o Primeiro-Ministro Jean Charest, entre muitas e várias promessas, anunciou a criação dum fundo intergeracional destinado a controlar a dívida pública da província, avaliada em 117 mil milhões de dólares. Esta dívida custa-nos anualmente, como lembrou o primeiro-ministro, 7,5 mil milhões de dólares, só em juros, o que equivale a não sei quantos mega hospitais. Aplaudimos a intenção mas não podemos deixar de ressalvar que o nome «Fonds des générations» nos parece mais uma forma airosa de anunciar às futuras gerações que têm de ser eles a habituarem-se à ideia de que vão ser os felizes herdeiros dos esbanjamentos das gerações actuais.
Ler artigo...

Eleições em Ste-Marie-St-Jacques
Nathalie Malépart
pronta para substituir o pai
«O teu pai Jean-Claude Malépart era um homem excepcional. Ele estaria orgulhoso da sua grande filha», declarou Lise Colin, militante liberal em jeito de introdução.
Ler artigo...


Emigrantes indocumentados

A directora regional das Comunidades. Alzira Silva, inicia uma visita de uma semana ao Canadá, onde se reunirá com o embaixador de Portugal num encontro destinado a apurar a situação dos cidadãos portugueses indocumentados neste país.

Ler artigo...


Fado típico de Lisboa


Na sexta-feira passada, a convite da Direcção do Restaurante Estrela do Oceano, fomos até às renovadas instalações daquele restaurante para assistir à noite de Fado que ali teve lugar. O elenco convidado veio de Lisboa, mais propriamente do Restaurante Adega Mesquita, formado pela fadista Flora da Silva e pelos guitarristas Carlos Macieira e Manuel Martins. Dos artistas locais, participou Carlos Rodrigues, um dos principais promotores da série fadista levada a cabo pela primeira vez na Comunidade.
Ler artigo...

Vénias para a Flor (a) do Fado

A digressão da fadista Flora Silva começou no Restaurante Cantinho, passou pela Associação Portuguesa do Canadá e terminou nos Restaurantes Grelha Portuguesa e Estrela do Oceano. No caso que nos ocupa, assistimos às prestações de Flora Silva e seus guitarristas no Restaurante Cantinho, em Saint-Michel, e na Associação Portuguesa do Canadá, no Plateau. Em ambos os locais, apreciámos a qualidade dos artistas vindos de Lisboa, assim como dos de origem local, escolhidos a «dedo».
Ler artigo...

«Jardim da Família»

Ateliers de alfabetização são oferecidos gratuitamente no organismo «Au jardin de la Famille de Fabreville, inc.» (AJFF). Estes ateliers de alfabetização propõem aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo adaptado aos participantes.
Ler artigo...

Preocupação com deportações e emigração ilegal

O deputado do Partido Social-Democrata para o Resto do Mundo, José Cesário, esteve de passagem no Canadá, para aferir dos problemas que se põem à nossa comunidade no momento presente. A sua estada, de seis dias, deu para visitar a grande região de Toronto, foi até London, a oeste do Ontário, e passou dois dias em Montreal.

Ler artigo...


Gala a favor da Esclerose em Placas


Personalidades da vida social montrealense, com ligações ao mercado do vinho e à gastronomia, participaram sexta-feira última na Gala de Angariação de Fundos a favor da Sociedade Canadiana da Esclerose em Placas, realizada na Salle Les Verrières, do Museu de Belas Artes de Montreal, obedecendo a convite do nosso compatriota Carlos Ferreira.
Ler artigo...

Os vinhos portugueses na revista americana Wine Spectator
A revista fez o balanço de todas as provas feitas em 2005. Ao todo, foram provados 12.402 vinhos de todos os países vinícolas! E Portugal no meio de todos estes gigantes? Boa presença e boa classificação. Estivemos representados com um total de 146 vinhos.
Ler artigo...


Olho Comunitário

A promoção, que contou com a colaboração de algumas companhias, por exemplo, de Portugal, sobretudo as formadas pelo grupo dos Douros Boys, que facultaram os vinhos para tão significativo evento, custou ao nosso compatriota empresário para cima de 20 mil dólares.
Ler artigo...

Portugalíssimo
Onze anos de profícua luta!

O programa radiofónico Portugalíssimo, de que é directora/apresentadora Rosa Velosa, acaba de promover a festa dos seus 11 anos de vida. O evento teve lugar no passado sábado, no grande salão da Missão Santa Cruz, com sala cheiíssima, mercê da presença do conjunto torontoense Starlith, como muitos testemunharam.
Ler artigo...

Pure laine

Resumo dos dois próximo episódios desta serie televisiva.
 

Ler resumos...


Será que 27 anos depois a reforma eleitoral é mesmo a valer?

Foi em 1979 que René Levesque mandatou o ministro de Estado Robert Burns a se debruçar sobre”um modo de escrutino equitativo” e democrático.
Ler artigo...

Romeiros do Quebeque
Tempo de inscrições

O Mestre dos Romeiros do Quebeque, João Vital, informa que todos os «irmãos» que tencionam participar na Romaria deste ano já se podem inscrever.
 


Mais informações...


Sarau de introdução à literatura poética lusófona

A Associação dos Estudantes Lusófonos da UQAM vai realizar um sarau literário de poesia.
 

Ler anúncio...


Grande Exposição de Artes

A organização Sinfonia Açoriana – Artes e Exposições Artísticas – em colaboração com a Associação Nossa Senhora de Fátima, de Laval, organiza nos próximos dias 25 e 26 de Março uma Grande Exposição de Artes, apelidada de «A Professora e seus alunos», a realizar no Salão Nobre da Missão de Nossa Senhora de Fátima, em Laval (1815, rue Favreau).
Ler artigo...

Violência conjugal

A directora do Centro de Ajuda à Família, único organismo português de apoio e reinserção social na província do Quebeque, revelou quarta-feira passada que a violência conjugal e familiar é um dos maiores problemas sociais na comunidade portuguesa de Montreal.
 
Ler artigo...

Fim da Trilogia com «Demain»

A companhia de teatro Pigeons International, da nossa compatriota Paula de Vasconcelos, leva a efeito, de 23 de Março a 8 de Abril, na Usine C, a sua terceira peça teatral, «Demain», que faz parte daquilo que foi chamado de Trilogia da Terra, iniciada com Babylone e continuada com 5 Heures du matin.
Ler artigo...

Festival Abril em Portugal

Na senda do que tem vindo a acontecer, o Restaurante Solmar volta a promover este ano o Festival Abril em Portugal. Será o 34° festival e desta vez ele contará com a participação da fadista São, assim como com o seu elenco artístico.

Ler artigo...

Baile da Pinha

A Associação Portuguesa do Canadá está preparando, para o próximo dia 18 de Março (sábado), a partir das 19h00, o seu tradicional Baile da Pinha. Na ocasião haverá lugar para um jantar, logo seguido de baile. A animação da noite estará a cargo do Disco Memories.
Ler artigo...

Mais velho, mais maduro!

O Rancho Folclórico Campinos do Ribatejo promoveu no dia 4 de Março último a festa do seu 12° ano de vida. A promoção foi organizada na grande sala da Igreja Saint-Enfant Jesus, em Montreal. Presentes todos os artesões actuais desta obra que muito tem feito pela manutenção e desenvolvimento das tradições populares do nosso país, no caso, com incidência na província do Ribatejo, uma das nossas preferidas, por ordem de várias amizades.
Ler artigo...

Ciclo de cinema lusófono

Otava – Os filmes «O Milagre segundo Salomé», de Mário Barroso (2004) e «Ganhar a Vida», de João Canijo (2000), serão os representantes portugueses no ciclo de cinema lusófono que se inicia sexta-feira, 17 de Março, na Universidade de Otava.
Ler artigo...

Cadernos Eleitorais

Os cadernos de recenseamento eleitoral reportados a 31 de Dezembro de 2005 encontram-se expostos no Consulado.


Ler comunicado...


D. Entrudo
Crónica de Manuel Calado

O que se poderá dizer do Carnaval, sem demasiado gongorismo temático ou filosófico? É isso o que desejaria saber. E porque decidi fazer uma crónica sobre o carnaval, é importante saber as linhas com que me coso e o caminho que devo tomar. 
Ler artigo...

Prosema para o Karlos Faria
Crónica de Onésimo Teotónio Almeida

De Lisboa tu chegavas carregado de produtos farmacêuticos embrulhados em poemas e novidades das artes e das letras onde se escondiam ideias ainda mais novas e que o mar não deixava fisgar da distância das ilhas há quinhentos anos encalhadas a meio do Atlântico apesar de esse dealbar dos idos anos sessenta ser já bem tardio no calendário mundial das comunicações.
Ler artigo...

«LE FOSSILE» de Michel Régnier *Michel Régnier

Autor de notável versatilidade, poeta, ensaísta, mas também fotógrafo e cineasta, Michel Régnier nasce em França a 19 de Agosto de 1934 e desde 1955 desenvolve a sua actividade intelectual e artística, militante das causas sociais da humanidade.

Ler artigo...

Poesia
À MULHER


Se as musas m’inspirassem nesta hora...