LusoPresse

1 de Março de 2006 - Volume X - Nº 133

Em Destaque
Artigos
Contact
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Arquivo
Este espaço é para si!

Telefone:

514-272-0110
 

 

Artigos

TRAJECTOS DE PORTUGAL
Cavaco Silva toma posse a 9 de Março

Segundo a actual Constituição da República Portuguesa, o mandato do presidente português tem a duração de 5 anos, podendo concorrer e ser reeleito para um segundo mandato consecutivo.
Ler artigo...

Liga Betandwin (Campeonato Nacional) de Futebol
Benfica ganha ao F. C. Porto
O Benfica, ao vencer por 1-0 o F. C. do Porto, no passado sábado, no estádio da Luz, não só impediu que o Sporting aumentasse a vantagem para 5 ou 6 pontos em relação a si, como fundamentalmente reduziu de 8 para 5 pontos a desvantagem para os portistas, relançando (de novo) a disputa da competição entre estes e, ainda, Braga e Boavista.


Ler artigo...


A epidemia do Gato Fedorento em Portugal
por Elizabeth Ferreira

Gato Fedorento é o título de um programa humorístico que desde 2003 tem vindo a conquistar Portugal de riso até às lágrimas, com seu humor inteligente, sem vulgaridades, original, e até, podemos dizer, inesperado.
Ler artigo...

Alexandre Da Costa
Prémio COPA

Depois de ano e meio de espera, Alexandre Da Costa recebeu finalmente o prémio COPA que lhe tinha sido atribuído em 2004 (comemorando a realização proeminente de Luso-canadianos) pelo seu extraordinário contributo no sector das Artes e Cultura. A programação intensa da turnê de Alexandre Da Costa impossibilitou-o de estar presente no Gala Inaugural do Congresso Nacional Luso-Canadiano, Prémio COPA, realizado do dia 14 de Outubro de 2004. 
Ler artigo...

Campinos do Ribatejo
Festa do 12° ano

A festa dos 12 anos dos Campinos, para além do musical, animado pelo Conjunto Contacto, contará com o tradicional jantar, cuja ementa apresenta sopa, como entrada, lombinhos de porco, sobremesa e café. O custo foi estabelecido em 23 dólares para os adultos e 11 para as crianças dos seis aos 11 anos.

Ler artigo...


Saúde e Dívida Pública, os desafios imediatos!
O Partido Liberal do Quebeque esteve reunido em Congresso nos passados dias 17, 18 e 19 de Fevereiro, no Sheraton de Laval. Presentes 800 militantes – dados fornecidos pelo Partido – provindos de todas as regiões do Quebeque e com uma forte participação de pessoas representativas das Comunidades Culturais.

Ler artigo...


Dias - Crónicas
Crónica de Onésimo Teotónio Almeida

Todavia em Portugal perguntam-me frequentemente sobre a vaga do politicamente correcto nos Estados Unidos. Estafo-me a tentar explicar não ser questão assim tão grave como a pintam, e sobretudo como a ouço descrita no outro lado da margem do Atlântico. Além disso, ela vai mesmo perdendo algum fôlego nos seus exageros e deixando atrás certos, inegáveis benefícios.
Ler artigo...


Editorial
SAQ, Privatizar ou não?
A Société des alcools du Québec (SAQ) é uma sociedade do estado que tem o monopólio da venda das bebidas alcoólicas nesta província. Quer se compre uma garrafa numa das lojas da SAQ, quer se compre num supermercado ou se faça uma importação privada, todas as bebidas alcoólicas têm que receber o seu aval e pagar as taxas devidas.
Ler artigo...


Ribeiro na Taça da CONCACAF

 

António Ribeiro, jovem jogador do Impacto de Montreal, foi escolhido para integrar a Selecção do Canadá de Futebol de Praia que vai participar no Campeonato da CONCACAF, a realizar no Rio de Janeiro de 5 a 12 de Março próximo, e que serve de qualificação para a Taça do Mundo da categoria.

Ler artigo...


Fátima:
«Como se cria um Lugar Santo»

A Agência Lusa divulgou no dia 12-11-2005 uma reportagem, onde se diz que «dezenas de milhões de pessoas acompanharam hoje a imagem de Nossa Senhora de Fátima». Esta procissão, teve como objectivo a «Consagração da Cidade de Lisboa a Nossa Senhora de Fátima», que «decorreu no âmbito do Congresso Internacional para a Nova Evangelização».
Ler artigo...

Jogos Olímpicos
Primeiro-ministro felicita atletas

O Primeiro-Ministro do Canadá, Stephen Harper, enviou uma mensagem de felicitações a toda a comitiva canadiana que esteve nos Jogos Olímpicos de Turim e onde os atletas canadianos tiveram comportamento excepcional, o melhor de sempre da sua história, em 20 anos de Jogos de Inverno.
Ler artigo...

King e Gandhi
Crónica de Manuel Calado

Luther King, conseguiu realizar sem pau nem pedra, o que Lincoln iniciou,
mas não pôde acabar apesar da saga sangrenta da guerra e da devastação. A chaga da escravatura estava demasiado entranhada na carne da nação, e o presidente Lincoln, apesar da sua coragem e idealismo, não conseguiu extirpá-la. A unidade jurídica da América foi conseguida, mas a escravatura continuou.
Ler artigo...


Parquímetros + caros

O Conselho de Freguesia do Plateau-Mont-Royal decidiu, em reunião levada a efeito no passado dia 24 de Fevereiro, aumentar a taxa horária dos parquímetros da sua região, a entrar em vigor já este ano. O aumento, segundo a nota recebida na nossa redacção, resulta do pedido da Câmara Municipal de Montreal em «construir» um fundo de limpeza de 10 milhões de dólares.
Ler artigo...

Grande noite de fados


A Direcção do Restaurante St-Honoré, uma bela estrutura situada na vizinha Lasalle, decidiu organizar uma grande noite de fados, com fadistas vindos de Portugal, já no dia 9 de Março.


Ler artigo...


Nomes portugueses no Quebeque
Mais Parques e Ruas

Após a publicação do nosso texto «Depois dos Parques, agora são as Ruas», inserido no último LusoPresse, alguns e-mails e telefonemas foram recebidos na redacção. O mais veemente veio, contudo, de António Gonçalves, um açoriano de Ribeira Seca, concelho de Ribeira Grande.
Ler artigo...

O Mundo do  Vinho
Os «Portos» Rubys e LBV

O Ruby é um vinho jovem, frutado e, como o seu nome indica, de cor avermelhada. Estagia em cubas de aço durante 3 anos ou em tonéis de grande volume. Não é um vinho de grande guarda e está pronto a ser consumido logo que é lançado no mercado. Praticamente, depois de engarrafado não evolui mais. É o vinho preferido dos franceses.
Ler artigo...

Olho Comunitário

Feita a abertura para os amigos num destes últimos dias, a equipa do Tasca decidiu depois abrir provisoriamente as instalações do Douro ao público, questão de rodar a equipa que irá ter a responsabilidade de dirigir a nova unidade hoteleira.
Ler artigo...

Actividade Política em Laval
Ler artigo...


INÍCIO DE UMA NOVA ERA PARA A EMIGRAÇÃO PORTUGUESA?
Crónica de Eduardo Neves Moreira
Rio de Janeiro

Os resultados auferidos das últimas eleições presidenciais com referência aos portugueses residentes no estrangeiro são desanimadores: dos 187.370 recenseados (o que já é um número muito abaixo do que podia se esperar), apenas cerca de 10% deles exerceram o seu direito de voto, o que estimula o surgimento de muitas questões entre as quais:
a) Porque os emigrantes não se recenseiam?
b) Porquê tão poucos exercem o seu direito eleitoral?

Ler artigo...

Portugal cada vez mais velho

Portugal está cada vez mais envelhecido e se a taxa de natalidade continuar reduzida, corremos o risco de não renovar as gerações.



Ler artigo...


Presença Portuguesa
AQUI, ALI & ACOLÁ

Embora presentemente desactualizado, não podemos de forma alguma alienar o valor de que se reveste o livro «Portugal no Mundo», que José Júlio Gonçalves publicou em 1967. Fruto de uma ampla pesquisa documental, este livro transporta-nos numa extraordinária viagem de divulgação da presença portuguesa no estrangeiro e no espaço nacional.Suponho que a curiosa expressão «espaço nacional», usada pelo autor, pretende incluir todos aqueles territórios e núcleos históricos que se agregaram a Portugal, através da nossa incomparável expansão ultramarina, cultural, política e religiosa. De facto, a chagada de Vasco da Gama a Calicut, em 1498, marcou um encontro inolvidável entre o Ocidente e o Oriente. Foram profundas as repercussões que, então, reverberaram no continente europeu e paragens orientais.
Ler artigo...

Pure laine

Ler artigo...

XPressions Band
Novo grupo musical

A Comunidade Portuguesa tem um novo grupo musical. 
Ler artigo...