LusoPresse

15 de Fevereiro de 2006 - Volume X - Nº 132

Em Destaque
Artigos
Ficha ténica
Estatuto Editorial
Arquivo
Publicidade  
Fernanda Almeida

Naturopata diplomada pelo Instituto Internacional de Homeopatia e membro da Associação dos Naturopatas do Quebeque está ao vosso dispor para uma consulta no âmbito da Medicina Natural.

Serviço a oferecer: relatório de saúde, mono dietas, tabela de anatomia astrológica, essências florais do Dr. Bath.

Recibos para imposto ou para companhia de seguros.

Informações: (514) 501-5191.


Artigos

ANTERO DE QUENTAL

Antero Tarquínio de Quental nasceu em Ponta Delgada no dia 18 de Abril de 1842, descendente de uma das mais antigas famílias dos colonizadores dos Açores. Seu pai, Fernando de Quental, fez parte do grupo dos liberais que contribuíram para a implantação do regime constitucional e seu avô, foi um dos signatários da Constituição, na qualidade de deputado de São Miguel.
Ler artigo...

Projecção do filme «Cidade de Deus»

Dia 10 de Fevereiro, Montreal – A Associação dos Estudantes Lusófonos da UQAM tem o prazer de organizar a projecção do filme «Cidade de Deus», de Fernando Meirelles, em colaboração com o Capteur de Rêves. Esta projecção apresentará a vida nas favelas do Rio de Janeiro. A projecção realizar-se-á no dia 23 de Fevereiro, na sala DS-R520 do pavilhão J-A de Sève (320 rua Sainte-Catherine) da Universidade do Quebeque em Montreal.
Ler artigo...

Aprovada moção de criação

Montreal – A Câmara de Montreal aprovou a criação de um bairro português em reconhecimento do papel da comunidade portuguesa emigrante na área de Saint-Laurent, afirmou à agência Lusa a vereadora portuguesa Isabel dos Santos.
Ler artigo...

Porto resistente

A vigésima jornada produziu algumas surpresas, sendo a maior a derrota do Nacional, em casa, contra o Leiria, equipa que na semana anterior havia batido o Benfica, sem apelo nem agravo, por 3-1, em jogo desenrolado precisamente em Leiria.
Ler artigo...

Festa do 12° ano

O Campinos do Ribatejo, um dos mais populares agrupamentos folclóricos portugueses da Comunidade, leva a efeito, no dia 4 de Março, pelas 18h30, a festa do seu 12° aniversário. O evento terá lugar no salão grande da Igreja Saint-Enfant Jesus, situado no 5035 da rue Saint-Dominique (esquina do boul. Saint-Joseph), em Montreal.
Ler artigo...

Cantar às Estrelas

No último sábado de Janeiro, no salão da Igreja Saint-Enfant Jesus foi promovida pela Filarmónica Nossa Senhora dos Milagres a festa Cantar às Estrelas, uma tradição da cidade de Ribeira Grande (ilha de S. Miguel – Açores) e transportada para Montreal por Duarte Faria, actual presidente daquela filarmónica, no ano 2000. De resto, foi a 5 de Fevereiro desse ano que Duarte Faria e Eduardo Raposo levaram a efeito a primeira festa. O acontecimento teve lugar na Igreja Santa Cecília.
Ler artigo...

Depois dos Parques, agora são as Ruas

A notícia da Elisa Fonseca sobre o Bairro Português, embora esperada há muito, é uma surpresa, principalmente porque há oposição da parte de algumas forças locais, a começar pelo grupo do boul. St-Laurent.
Ler artigo...

Dia – Crónicas

Esta Pressa de AgoraA gente lê e o queixo descai-se-nos. Quase ainda boquiaberto releio e transcrevo:
Ler artigo...

Duas Caras da Mesma Moeda!

Não vai levar muito tempo que simpatizantes e apoiantes do Partido Conservador comecem a se meter na toca, ou então a se armarem de uma carapaça que os prepare a defender valores prometidos pelo chefe do Partido Conservador durante as eleições e cujos valores possam ser defendidos com uma estrutura cerebral de bem pensantes.
Ler artigo...

As caricaturas de Maomé

Uma dúzia de desenhos publicados em Setembro do ano passado, num jornal dinamarquês pouco conhecido, continua a provocar uma onda de choque em todo o mundo, mas mais particularmente no Mundo árabe. Trata-se da reacção espontânea dum povo crente para quem toda a representação de Deus e dos seus profetas é um acto blasfematório, ou tão simplesmente duma manipulação orquestrada pelos grupos fundamentalistas islâmicos em nome da guerra santa a «jhiad».?
Ler artigo...

Fernanda Almeida

Naturopata diplomada pelo Instituto Internacional de Homeopatia e membro da Associação dos Naturopatas do Quebeque está ao vosso dispor para uma consulta no âmbito da Medicina Natural.
Ler artigo...

Cooperação renovada

O presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande (Açores), Ricardo Silva, acompanhado da esposa e do padre Manuel Galvão (Igreja Matriz), depois de 4 dias em Montreal para tomar parte na Festa de Nossa Senhora das Estrelas, já está nos Açores, para onde regressou segunda-feira, via Nova Iorque e Lisboa.
Ler artigo...

Lura actua no Kola Note

A cantora luso-caboverdiana Lura está de volta a Montreal para mais uma actuação artística. A sua prestação acontecerá sábado, dia 18 de Fevereiro, na popular sala de espectáculos Kola Note, situada no 5240 da Avenue du Parc, muito perto da redacção do nosso jornal, e do centro da Comunidade Portuguesa. O espectáculo começa às 21h00.
Ler artigo...

«Cheirinho» a 10° aniversário

Todos sabem que o prestigiado restaurante Café Ferreira nasceu em Abril de 1996. E apesar de um parto difícil – que um dia iremos contar – o Café Ferreira continua em grande, servindo-lhe como uma luva o título de Melhor restaurante português da diáspora. Não somos só nós a dizê-lo. Quem o diz são revistas especializadas de Portugal e não só, já para não falar nos vários prémios arrecadados, que falam por si. O Café Ferreira, mesmo que isto custe a alguns, dá prestígio e orgulha a nossa comunidade.
Ler artigo...

O Hamas e a Democracia

As forças da democracia sofreram um revés grave no Oriente Médio, com a vitória do grupo Hamas, na Palestina. E isto parece provar que o esforço do Presidente Bush, de querer injectar o ideal democrático nas areias bíblicas do Islão, é tarefa inglória e sem possibilidades de êxito. O grupo fundamentalista islâmico, por um lado, responsável pela morte de centenas de cidadãos israelitas, e por outro, pela implantação de programas sociais e de saúde entre os palestinianos, ganhou 76 dos 132 lugares na Assembleia Legislativa Palestiniana, derrotando o partido Fatah, do falecido Yasser Arafat.
Ler artigo...

O Minho do «verde» e do Alvarinho

Muito pouca gente sabe que o Minho é a maior região vinícola demarcada da Europa! São cerca de 70.000 hectares de vinha que atravessam a região de lés-a-lés, se se excluir a região metropolitana do Porto. E quantas castas de verde haverão, perguntarão os leitores? Nos brancos, temos Azal-Branco, Avesso, Trajadura, Loureiro, Pedernã, Batoca e a rainha-mãe, Alvarinho. Nos tintos, menos importantes, sobressai, sobretudo o Vinhão. A par destes temos, Azal-Tinto, Borraçal, Espadaneiro-Tinto, Brancelho, Pedral e Rabo-de-Ovelha Tinto.
Ler artigo...

Sinal +

Para quem foi convidado para estar duas horas à volta da mesa, ao mesmo tempo que decorreria o almoço, e que se ficou por cinco horas de discussão intensa, é obra, sobretudo se atendermos que alguns dos convidados já passaram a casa dos oitenta anos (Roldão de Andrade). Se isto não é generosidade, então o que é?
Ler artigo...

Concorrida Prova de Vinhos

Foi no passado dia 2 de Fevereiro que a ViniPortugal, o ICEP e o Embaixador de Portugal promoveram uma prova de vinhos oriundos das regiões vitivinícolas do Alentejo, Beiras, Bairrada, Dão, Douro, Estremadura, Ribatejo, Terras do Sado e Vinho Verde. O acontecimento teve lugar durante a tarde daquele dia, numa das salas do pomposo Hotel Le Reine Elisabeth.
Ler artigo...

Quadros Geográficos Micaelenses

O Dr. João de Medeiros Constância, amigo de longa data, nasceu a 8 de Outubro de 1934 na freguesia da Relva, ilha de S. Miguel dos Açores. Do Liceu de Ponta Delgada transitou p’rá Universidade de Coimbra, formando-se em Ciências Geográficas e leccionando seguidamente no Liceu D. João III em Coimbra. Regressou aos Açores em 1976, a convite da Universidade dos Açores, exercendo as funções de professor na Universidade, na Escola Domingos Rebelo e no Magistério Primário. Aposentou-se em 1994, e presentemente reside no Canadá desde 1999.
Ler artigo...

Exposições e conferências

A Semana da Comunidade de Santa Cruz voltou a ter lugar este ano. E o ponto alto do evento aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de Fevereiro últimos, quando exposições e conferências foram levadas a efeito.
Ler artigo...

RESTAURANTE SOLMAR – 34 anos de vida

O restaurante Solmar festejou os seus 34 anos de vida em plena baixa da cidade de Montreal, no 111, rua Saint Paul (esquina com a rua Saint Vincent), no coração da antiga cidade do início da colónia, então chamada Ville Marie.
Ler artigo...

Com nova Direcção

O Sport Montreal e Benfica, que passou por um período eleitoral, acabou por eleger os seguintes dirigentes para o seu elenco directivo, que passa a dirigir o clube no decorrer do próximo ano. Vejamos o quadro:
Ler artigo...

«Pure laine»

Episódio seis, dia 22 de Fevereiro – o Inverno
Ler artigo...