LusoPresse

1 de Fevereiro de 2006 - Volume X - Nº 131

Em Destaque
Artigos
Estatuto Editorial
Este espaço é seu.

Telefone-nos:

514-272-0110


Artigos

A memória da comunidade

Realizou-se no passado domingo, dia 29 de Janeiro, no âmbito do nono aniversário do LusoPresse, uma mesa redonda que teve lugar no restaurante Chez le Portugais. À volta da mesa, durante mais de cinco horas, oito pioneiros da comunidade portuguesa de Montreal vieram contar-nos pedaços de vida, desvendar retalhos de memória com que foram tecidos os primeiros anos da mais antiga comunidade portuguesa no Canada.
Ler artigo...

Festival Abril em Portugal

Está em preparação o 34° Festival Abril em Portugal, a realizar nas instalações do Restaurante Solmar nos próximos meses de Março e Abril. 
Ler artigo...

Starlight em Montreal

O programa radiofónico Portugalíssimo, da responsabilidade da animadora Rosa Velosa, comemora o seu 11° aniversário no próximo mês de Março.
Ler artigo...

Arlindo Velosa

Esta foto chegou-nos recentemente à redacção..
Ver aqui...

Bento e o Amor

 O Papa Bento falou e disse. Disse coisas bonitas sobre o amor. E não só amor divino, o amor seráfico, espiritual, mas o amor humano. O amor carne que, como todas as coisas, é também uma criação de Deus...
Ler artigo...

Bolsas de Estudo foram atribuídas

A Caixa de Economia dos Portugueses de Montreal (CEPM) deliberou atribuir bolsas de estudo a estudantes portugueses.
Ler artigo...

Rescaldo eleitoral

Alegre no exterior, lastimável no interior

Ao chegar ao quartel-general dos liberais, rue Dollard (Lasalle-Émard), eu sei que vamos passar uma noite histórica. Do exterior, apercebemo-nos que várias pessoas estão azafamadas no grande hall iluminado. «Vimos em serviço de reportagem para o LusoPresse!» O encarregado da entrada estampilha o meu crachá grande formato que penduro ao pescoço.
Ler artigo...

O Canadá ganha as eleições

Com a eleição de Stephen Harper como novo primeiro-ministro do Canadá, pode dizer-se que não foram apenas os Conservadores que ganharam estas eleições mas todos os canadianos que acreditam na viabilidade duma sociedade multi-cultural, multi-linguística, multi-religiosa, multi-étnica e multi-nacional. Uma sociedade democrática, aberta, tolerante, moderna e progressista como há bem poucas no resto do mundo. (Mesmo apesar dos escândalos revelados pela Comissão Gomery, o Canadá continua a ocupar o 14º. lugar, entre todos os países, segundo o índex de corrupção de Tansparency International, um organismo independente, baseado na Alemanha. Ver quadro anexo)
Ler artigo...

Espionagem e Violação de Territórios e Espaços Aéreos Nacionais

Aqueles que dormiam (dormem?) com o «elefante» Americano e montaram com ele o projecto «P-415 ECHELON», tais como: a Inglaterra, o Canadá, a Austrália e a Nova-Zelândia, acabaram por serem engolidos por ele através do sistema de vigilância de espionagem electrónica global, que teve como nome UKUSA. Já assim pensava Pierre Elliot Trudeau.
Ler artigo...

Sorteio favorável a Portugal

A Selecção Portuguesa de Futebol ficou integrada no Grupo A da fase de qualificação do Europeu de 2008, juntamente com a Polónia, Sérvia e Montenegro, Bélgica, Finlândia, Arménia, Azerbeijão e Cazaquistão, assim ditou o sorteio realizado na passada sexta-feira, dia 27, em Montreux, na Suíça.
Ler artigo...

«Explora o Teu Potencial»

No passado dia 15 de Janeiro, o Carrefour des Jeunes Lusophones du Québec relançou o seu projecto de educação: Explora o Teu Potencial. Este evento, que se realizou no Salão Nobre da Missão Santa Cruz, tinha por objectivo dar a conhecer à comunidade o seu novo serviço de ajuda aos deveres e que se inscreve no seu programa de prevenção e sensibilização ao abandono escolar.
Ler artigo...

Exposição de três artistas

O Restaurante Chez Le Portugais, na pessoa do seu proprietário, Henrique Laranjo, informa-nos que estará patente ao público no seu restaurante mais uma exposição cultural, desta vez composta de desenhos a lápis, pintura a óleo, da autoria dos artistas comunitários Armandino Santos, Diamantino de Sousa e Dinora Dias – Sousa.
Ler artigo...

Festa de São Valentim

A Missão de Nossa Senhora de Fátima de Laval, com a colaboração de todos os grupos que a integram, organiza no próximo dia 11 de Fevereiro, no seu centro comunitário, a tradicional festa de São Valentim, que será animada musicalmente pela Orquestra Tropical.
Ler artigo...

Kelly M desponta para o mundo da canção

Kelly M nasceu em Montreal, numa gelada noite de Janeiro. É alegre e sonhadora, e encanta com um sorriso lindo e o seu jeito para as artes.
Ler artigo...

Sporting e Rio Ave relançam emoção no campeonato

Sporting, com a vitória de sábado sobre o Benfica, por 3-1, no Estádio da Luz, e o Rio Ave, ao empatar 0-0 com o Porto, no domingo, em Vila do Conde, impediram que Benfica e Porto descolassem definitivamente para uma discussão a dois na corrida pela vitória na prova.
Ler artigo...

Desportivo com «projectos»

O Desportivo de Laval organizou mais uma festa no fim-de-semana passado. Objectivo principal: angariar fundos para continuar a desenvolver a actividade futebolística para que está vocacionado.
Ler artigo...

O Milénio que Passou

Ler artigo...

O mundo do Vinho
A região Palmela-Terras do Sado

Esta região cobre toda a península de Setúbal e até espeta uma lança no Alentejo. As castas mais conhecidas da região são o Castelão e o Moscatel, que dão excelentes vinhos generosos. Ainda até há pouco tempo, o termo Castelão não era usual mas sim o de Periquita.

Ler artigo...


Sinal + /Sinal -

Ler aqui...

Instalação da POUSADA DA ENATUR

As obras de adaptação do Convento dos Franciscanos em Santa Cruz – a Pousada da Enatur –, vão arrancar no início de 2007. 
Ler artigo...

Presidente Ricardo Silva visita Comunidade

O presidente socialista da Câmara Municipal de Ribeira Grande, Ricardo Silva, visita a Comunidade Portuguesa da Grande Montreal a partir do dia 10 de Fevereiro. 
Ler artigo...

Série «Pure laine»

Télé-Québec passará a apresentar apenas um episódio de «Pure laine» por semana. O LusoPresse, tanto quanto possível, apresentará quinzenalmente um pequeno resumo de cada episódio. Ler artigo...

Imigrante de sucesso regressa a Portugal

Valdomiro Correia, conhecido de todos por Miro (diminutivo de Valdomiro), esteve há pouco entre nós. Aliás, nestes últimos anos, depois de regressar definitivamente a Portugal, Valdomiro Correia visita-nos praticamente duas vezes por ano. «Venho, como diz, tratar de negócios». Aqui é preciso dizer que o Miro continua com interesses na Comunidade local. Pela sociedade que deixou no Restaurante Casa Minho, e pelo negócio dos vinhos, através da Alivin, de quem, também, é sócio fundador.
Ler artigo...

Cavaco Silva é o novo Presidente da República

Cavaco Silva foi eleito no passado domingo, dia 22 de Janeiro, o 18.º presidente da República de Portugal, ao recolher o voto de 2.745.887 portugueses, o correspondente a 50,6 % dos votos expressos nas urnas, resultado que «arrumou» a questão da eleição presidencial logo na 1.ª volta, confirmando as previsões de todas as sondagens da campanha eleitoral.
Ler artigo...

Você fala fluentemente Português...
Publicidade
Ler texto...