www.lusopresse .com

As pessoas discutem porque, geralmente, lhes faltam os argumentos.

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Menu desta edio
   

Volume IX - Nº 120

 
 
 
 
 
 
 

LusoPresse

Redacção:

5740, rue Saint-Urbain

Montréal, Qc H2T 2X3

Tel.: (514) 272-0110

Fax: (514) 272-2241

E-mail:lusopresse@bellnet.ca

-:-

Administração

6475, rue Salois - Auteil

Laval, Qc H7H 1G7

Tel.: (450) 628-0125

       (514) 835-7199

Fax: (450) 628-0126

Este espaço é para si! Telefone-nos:
514-835-7199

Férias

O LusoPresse, com esta edição, parte para férias. O regresso do jornal junto dos nossos leitores e anunciantes dar-se-á a 15 de Agosto, com o aparecimento da edição número 121.
 

Destaque...

Resumo deste número


Carlos Veiga

Carlos Veiga é hoje um jovem de 34 anos, nascido em Lisboa e a música foi sempre a sua grande paixão. Ainda criança já cobiçava a guitarra portuguesa do bisavô Veiga que nos seus tempos de juventude havia acompanhado alguns fadistas amadores da época. Finalmente essa guitarra veio-lhe parar às mãos porque o Carlos era o único bisneto com veia músical.
Destaque...

Carta aberta ao MNE

Não me enganarei se o seu percurso como ministro é servir Portugal; assim, como homem que não quer ser ultrapassado pela «evolução» dos tempos das sociedades de hoje e como português «comprometido» com o futuro de Portugal. Sei, Sr. Professor-Ministro, que poupava estes «elogios», mas entendo que devo fazê-los.
Destaque...

Editorial

Tenho um horror visceral às ideologias.
Destaque...

Enlace luso-italiano

Nascidos ambos nesta cidade, o Steve Fernandes é filho de Olga Miranda e António Fernandes, enquanto os pais da noiva – agora esposa – são Linda e Henri Matte. Por outro lado, serviram de padrinhos ao simpático par, pelo noivo, o primo Gil Fernandes, e pela noiva, a irmã Sandy Matte.
Destaque...

Impacto de Montreal

Foi na quarta-feira, dia 22 de Junho, por sinal um dia cheio de sol, que o Impacto de Montreal defrontou a equipa americana do Battery de Charleston, em jogo do Campeonato da Primeira Divisão da United Soccer Leagues. Na ocasião, o Impacto venceu o desafio, por 4-2, perante mais uma assistência impressionante, avaliada em 11 823 espectadores.
Destaque...

Jorge de Sena

Escritores da Lusofonia
Destaque...

José Saramago no Canadá

À tarde, José Saramago havia proferido uma conferência na Universidade de Otava, subordinada ao título: Qui est-ce qui parle quand j’écris? (Quem é que fala quando escrevo?).
Destaque...

Meaghan Benfeito

Meaghan Benfeito, a nossa coqueluche feminina dos saltos para a água no Canadá, está apurada para representar este país nos próximos Campeonatos Mundiais de Natação, a disputar de 16 a 31 de Julho nas águas das novas piscinas da Ilha de Santa Helena, na Terre des Hommes, em Montreal.
Destaque...

Joe Puga apresenta novo single


Joe Puga n
o Restaurante Solmar

Destaque...

Olho Comunitário

Sinal+

Para Etelvina Pereira e Maria Alice Macedo, dirigentes da Caçorbec, pela coragem que tiveram em «aguentar» a «fúria» do nosso chefe de redacção quando «picado» a pronunciar-se sobre as suas relações com os dirigentes da Casa dos Açores nos últimos anos.
Destaque...

Primavera de Agonia

No entanto a irmã minhoca está gorda e esperta, e a relva está verde e crescida. Os poucos pássaros que por aqui andam em busca de amor e de construir o ninho, não largam o comedouro que pus lá fora com sementes várias e pão de milho esfarelado de que eles gostam. Olho-os da janela da cozinha, e alguns mais egoístas tentam apoderar-se sozinhos do comedouro, e expulsam à bicada os outros pássaros. O Criador das coisas parece ter deixado em todos os seres da natureza, um resquício das mesmas taras básicas com que dotou todos os seres vivos do seu reino. Exactamente como certos espécimes do reino humano, que só querem o seu prato cheio e não se importam com mais ninguém, assim os animais exibem as mesmas tendências para defender apenas a sua barriga.
Destaque...

Prémios da Cidadania

O Governo do Quebeque, através do Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais, promoveu segunda-feira, dia 20 de Junho, a entrega dos Sétimos Prémios da Cidadania do Quebeque. A cerimónia protocolar de entrega dos prémios foi realizada na Sala do Conselho Legislativo do Parlamento, na cidade de Quebeque, perante muitas individualidades locais e nacionais, para além da ministra responsável do ministério, Lise Thériault.

Destaque...

São Pedro em S.Thérèse

As Festas do Divino Espírito Santo de Sainte-Thérèse, dedicadas a São Pedro, foram de um colorido magnífico, pela temperatura, pela presença de peregrinos, pelos grupos e músicos presentes, e pela organização, que esteve sempre preocupada com todos os pormenores, mesmo daqueles que nem sempre correm da maneira que se quer. Daí resultaram momentos bem passados numa cidade que conhecemos bem, pois quando chegámos ao Canadá, em 1975, foi para lá que fomos viver.
Destaque...

Visão Montreal

Ainda segundo a nossa fonte, a candidata de origem portuguesa já terá passado as primeiras etapas da sua possível escolha, faltando um último passo, que pode ser dado nos próximos dias.
Destaque...

«La Saint-Jean Baptiste»
A nossa ronda pelas festas de Saint-Jean-Baptiste começou na quinta-feira, no Parque de Portugal, onde as festividades, como em anos anteriores, foram da responsabilidade do Clube Portugal Montreal, com sede ali a dois passos.

Destaque...