www.lusopresse .com

Entrámos no nono ano de vida. Estamos todos de parabéns!

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Menu desta edio
   

Volume IX - Nº 119

 
 
 
 
 
 
 

LusoPresse

Redacção:

5740, rue Saint-Urbain

Montréal, Qc H2T 2X3

Tel.: (514) 272-0110

Fax: (514) 272-2241

E-mail:lusopresse@bellnet.ca

-:-

Administração

6475, rue Salois - Auteil

Laval, Qc H7H 1G7

Tel.: (450) 628-0125

       (514) 835-7199

Fax: (450) 628-0126

Este espaço é para si! Telefone-nos:
514-835-7199


Sumário da edição impressa do dia 15 de Junho de 2005


As três mortes

As mortes de Álvaro Cunhal, Vasco Gonçalves e Eugénio de Andrade, três proeminentes figuras da vida política e cultural portuguesa, deixaram Portugal vestido de um sentimento de tristeza e comoção.
Destaque...


Circo político

Para o cidadão comum que não se pode dar ao luxo de «peneirar» tudo aquilo que se escreve, ouve e diz sobre a fraude do erário público, e a tragicomédia política actual, que são os patrocínios federais, a Democracia nunca existirá!
Destaque...

Dia de Portugal

No âmbito das festividades levadas a cabo este ano para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, o Carrefour Lusophone realizou no passado dia 9 uma conferência sobre os problemas de sub-escolaridade e de abandono escolar entre a juventude de origem portuguesa do Canadá.
Destaque...

Editorial

No último número falava da teoria do complot como argumento simplista para explicar o que nos parece incompreensível no campo das relações internacionais. Receio bem que o assunto desta semana caia também nesta categoria, mas não posso impedir-me de partilhar convosco uma teoria que, embora nada tendo do complot, pode facilmente se prestar a tal. Refiro-me à possibilidade de os serviços secretos americanos estarem envolvidos no movimento independentista do Quebeque. Estou a adivinhar exclamações de incredulidade da parte de alguns leitores, mas tal probabilidade não é tão inverosímil como à primeira vista parece.
Destaque...

Eleições no Plateau

Depois da apresentação de Visão Montreal, no dia 2 de Junho, agora foi a vez do União dos Cidadãos e das Cidadãs da Ilha de Montreal apresentar o seu leque de candidatos a vereadores do Plateau Mont-Royal. A cerimónia de apresentação teve lugar no dia 7 de Junho, às 19 horas, na sede da Fraternité des Policiers et Policières de Montréal, no 480 da rue Gilford.
Destaque...

Festa do Espírito Santo em Anjou

Há já anos que não íamos às festas do Divino Espírito Santo de Anjou. Por razões diversas, algumas contrárias aos nossos desejos. Mas este ano quiseram as circunstâncias que fossemos nós o repórter de serviço. Não estamos arrependidos, como a seguir se verá.
Destaque...

Festas de São Pedro em Ste-Thérèse

No fim-de-semana de 25 e 26 de Junho, realizam-se em Sainte-Thérèse as festas do Divino Espírito Santo de São Pedro, das quais é mordomo Francisco Lopes, um lagoense da Freguesia de Santa Cruz.
Destaque...

Grand Prix Fórmula 1

Dez anos depois da passagem de Pedro Lamy pelos circuitos da Fórmula Um, os Portugueses podem finalmente regozijar-se de ver novamente as cores da bandeira lusa representada nesta competição automobilística de alto calibre. Apesar das diversas dificuldades inerentes ao ofício, sejam elas de ordem financeira ou profissional, é certamente um sonho que está vivendo esta temporada o jovem piloto português ao integrar o mundo frenético e exigente que é a Fórmula Um. Após uma carreira bem sucedida na Champ Cart, na Fórmula 3 e na Fórmula 3000 é agora aos comandos da equipa da Jordan que Tiago Monteiro tem-se imposto nas pistas e competicionado contra os « reis » da velocidade na mais prestigiosa prova automobilística do mundo.
Destaque...

Impacto decepcionou

Depois de ter anulado diante do Rochester, no primeiro jogo disputado em casa esta época, o Impacto voltou a decepcionar ao empatar (0-0) com o Lynx, de Toronto, último classificado da liga. De resto, o onze montrealense realizou, futebolisticamente falando, um jogo ainda pior do que aquele que produziu diante dos americanos do Estado de Nova Iorque. Mesmo se o score foi o mesmo, um novo nulo a zero, a produção do Impacto diante do Lynx foi muito fraca, apesar do treinador local ter iniciado a partida com os dois dianteiros mais afamados de que dispõe para esta época. Com efeito, Ali Gerba e Kevin Wilson foram duma nulidade a toda a prova, muito embora vítimas do sistema táctico adoptado pelo seu treinador.
Destaque...

Jogo Portugal-Estónia

Há muito tempo que não íamos ao Bar Champs assistir, via satélite, a um jogo de futebol. Não pela entrada ser paga, pois o Avelino e o Carlos, jovens portugueses donos do reputado estabelecimento, sempre nos têm facultado o acesso de forma gratuita. A razão principal da nossa longa ausência do Champs é de outra ordem, que não vem agora aqui para o caso.
Destaque...

Meaghan Benfeito

Meaghan Benfeito, a coqueluche feminina dos saltos para a água no Canadá, está apurada para representar este país nos próximos Campeonatos Aquáticos do Mundo, a disputar em Julho próximo nas águas das novas piscinas da Ilha de Santa Helena, na Terre des Hommes, em Montreal.
Destaque...

Morte de Álvaro Cunhal

Com 91 anos de idade, faleceu na passada segunda-feira Álvaro Cunhal, o líder histórico do PCP. O funeral realizou-se na quarta-feira, o qual foi decretado dia de luto nacional «em virtude da dimensão cívica e política do falecido», como esclarece o decreto do governo depois de ouvida a opinião do Presidente da República, o qual lembrou o «combatente político» e «homem grande», cuja vida é inseparável da história do século XX
Destaque...

Nomes sem Nihil Obstat


Destaque...

Olho Comunitário

E é verdade, a Anabela Monteiro não é vedeta, mas «Olho Comunitário» sabe que desde que ela foi referenciada publicamente e depois vista com a ministra, há pessoas que quase não a têm largado, tal a insistência com que a procuram. O que acontece é que a Anabela tem coração grande – certamente do seu tamanho – e por isso não sabe (ainda) dizer basta àqueles que abusem da sua bondade e disponibilidade.
Destaque...

Pela Amazónia ecológica

No dia 12 de junho o restaurante Bayou Brasil realizou mais uma de suas famosas feijoadas comemorativas, sendo desta vez em favor da preservação do guaraná produzido de forma natural pelos índios da Amazônia. Essa iniciativa tomada pelo jornalista brasileiro Emerson Xavier da Silva, é um suporte ao trabalho da tribo indígena Sateré Mauwé, habitante do sudeste da Amazônia, que se organiza e se mantém graças à venda de seu produto nos centros europeus de comércio justo. O guaraná, que é a planta sagrada da tribo Sateré Mawé, tem seu nome originário da língua tupi e significa árvore da vida e vitalidade. As propriedades energéticas da fruta do guaraná já são bastante conhecidas e vêm atraindo de forma crescente o mercado internacional, o que pode levar à exploração desenfreada desta planta e por conseguinte, afetar o equilíbrio ecológico da Amazônia. A feijoada do Bayou Brasil foi mais uma vez um grande sucesso, com público composto de todas as culturas, que lotaram o restaurante do nosso amigo Jorge, mesmo em um dia de Formula 1 e de alto calor e umidade. Vale dizer que o Bayou Brasil vem se afirmando não só como um centro de convergência da comunidade brasileira, mas como um canal de promoção de causas justas em Montreal.
Destaque...

Programa para estudantes

O Ministro dos Transportes do Canadá e deputado do círculo eleitoral de Outremont, Jean Lapièrre, anunciou segunda-feira, dia 6 de Junho, em conferência de Imprensa realizada no Restaurante Chez Lévêque, situado no 1030 da rue Laurier ouest, uma contribuição de 539 597.00$ destinados a apoiar 69 projectos em Outremont, os quais empregarão 195 estudantes.
Destaque...

Raul Brandão

Por Vitória FARIA
Destaque...

Visão Montreal no Vintage

O Partido Visão Montreal, do chefe Pierre Bourque, apresentou quinta-feira, dia 2 de Junho último, os candidatos a vereadores da Câmara Municipal de Montreal, sector do Plateau Mont-Royal. A sessão desenrolou-se na sala privada do restaurante português Le Vintage, o que muito nos apraz registar, pois não é todos os dias que um qualquer partido escolhe um local nosso para este tipo de actividade.
Destaque...