www.lusopresse .com

Cair não é um perigo nem uma desonra. Mas não se levantar é as duas coisas.

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

   

Volume IX - Nº 118

 
 
 
 
 

LusoPresse

Redacção:

5740, rue Saint-Urbain

Montréal, Qc H2T 2X3

Tel.: (514) 272-0110

Fax: (514) 272-2241

E-mail:lusopresse@bellnet.ca

-:-

Administração

6475, rue Salois - Auteil

Laval, Qc H7H 1G7

Tel.: (450) 628-0125

       (514) 835-7199

Fax: (450) 628-0126

Este espaço é para si! Telefone-nos:
514-835-77199

Sumário da edição impressa do dia 1 de Junho de 2005


A América Como Refém
Destaque...


Acabaremos falando apenas inglês
Destaque...


Benfica Campeão

Foi o Carlos Duque, ex-presidente do Sport Montreal e Benfica, quem nos disse que, caso o Grande Benfica fosse campeão, uma peregrinação de benfiquistas montrealenses seria feita ao Oratório de St-Joseph. Ao princípio não acreditámos na «tese» do Carlos, um benfiquista ferrenho, mas quanto mais se aproximava o dia – domingo, dia 29 de Maio – mais nos íamos convencendo que a «marcha» seria efectivada. Entretanto, no sábado, véspera da peregrinação, o Carlos Duque voltou à redacção do jornal para nos dizer que «Não te esqueças. Amanhã, às 8 horas da manhã estamos de partida». Agora já não havia hipóteses de ser brincadeira...
Destaque...

Clube Portugal de Montreal


O Clube Portugal de Montreal levou a efeito sábado, dia 28 de Maio, na sua sala de visitas, a festa de comemorações dos seus 40 anos. Para isso convidou os sócios e amigos a tomarem parte num jantar/musical, assim como alguns convidados, nomeadamente outros organismos da Comunidade, e o nosso cônsul-geral, Dr. Carlos de Oliveira. Também os Orgãos de Comunicação Social Comunitários, na sua grande maioria, estiveram presentes.
Destaque...

Crónica da Ilha dos Amores
Em Benavente, Portugal, sobreviveram mais de 1600 sobreiros, de entre os 2605 condenados à pressa por um Ministro de idoneidade moribunda no corredor de saída de um poder moribundo.
Destaque...


Degustação de vinhos

Esteve de passagem por Montreal Valdomiro Correia, popular empresário da nossa comunidade e agora a viver no nosso país a alguns meses a esta parte. Contudo, Valdomiro Correia, mais conhecido pelo Miro da Casa Minho, continua com interesses comerciais em Montreal, através do restaurante, e da companhia de importação de vinhos Alivin. Foi nesta qualidade que o Miro deixou o Minho, sua terra natal, para demandar Montreal, negócios oblige.
Destaque...

Dia de Portugal em Montreal

Depois de vários anos de indecisões e conflitos tanto pessoais como organizacionais, uma nova era parece emergir este ano, graças aos bons ofícios do novo cônsul de Portugal que conseguiu por de pé uma estrutura para organizar os festejos do Dia de Portugal, deste ano.
Destaque...

Editorial

Pessoalmente não me inclino muito para as teorias do complot. Há quem explique tudo quanto não é explicável pela estratégia do complot. Sobretudo se o complot for atribuído aos americanos. O raciocínio é simples. A quem aproveita o crime? Em todo o caso, há quem tenha visto na vitória do NÃO francês à constituição europeia a mão escondida dos estrategas americanos que vão aproveitar-se da divisão dos europeus para continuarem a dominar o xadrez político, militar e comercial mundial.
Destaque...

Embarcação apresada

Domingo passado, nas águas que banham o Canadá, foi apresada a embarcação portuguesa «Santa Mafalda», alegadamente por ter pescado em águas territoriais canadianas.


Destaque...

Espírito Santo de Laval

As festas do Divino Espírito Santo de Laval, que se realizaram durante a semana passada, tiveram um programa bastante vasto e rico, com a inclusão da Semana Açoriana, uma inovação, estamos certos, nas festas do Espírito Santo.
Destaque...

Festas do Senhor Santo Cristo

Sempre com muito entusiasmo por parte dos católicos portugueses de Montreal e arredores teve lugar mais uma festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres. As celebrações desenrolaram-se nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de Maio na Missão Santa Cruz. Com temperatura adversa, as festividades exteriores ficaram condicionadas, mormente pela presença de menos gente do que é habitual. Também o cortejo, sempre muito seguido pelos fiéis, acabou por ser encurtado, pois o vento e as ameaças de chuva eram por demais evidentes.
Destaque...

Grande Prémio do Canadá

O circo da Fórmula 1 está de chegada a Montreal para a realização do Grande Prémio do Canadá, prova a realizar no autódromo da Ilha de Sainte-Hélène, no próximo fim-de-semana de 11 e 12 de Junho. E na comitiva automobilística vem um jovem português, natural da Cidade do Porto, que desde o início do Campeonato, em Março passado, aquando do início da competição, integra o seleccionado leque de pilotos de fórmula um. Trata-se de Tiago Monteiro, um jovem que já passou por competições internacionais diversas, tendo já feito parte, entre outras, da Fórmula Indy, que o já trouxe nomeadamente ao Quebeque.
Destaque...

Jogo do Impacto

Aureolado com o título de campeão 2004 da A-League, agora United Soccer Leagues, o Impacto de Montreal recebeu domingo, no Centre Claude Robillard, o Rochester, com o qual jogou e que não foi além de um empate a zero, isto depois de, há uma semana, ter vencido (2-1) esta mesma equipa, mas então em casa dela. Agora, perante 12 000 pessoas, mais um recorde de assistência para um desafio inaugural, os montrealenses não foram além dum nulo, a zero, como zero foi o seu futebol apresentado.
Destaque...

Mensagem do Cônsul
Destaque...


Mensagem do Embaixador
Destaque...


Olho Comunitário
Destaque...


Ombudsman de Montreal

Montreal, como muitas outras grandes cidades por esse mundo fora, conta com um certo
Destaque...

Para conhecimento da Comunidade

Quero esclarecer que na recente Assembleia-Geral Anual da Associação Portuguesa do Canadá, e contrariamente ao que veio escrito num jornal comunitário, parte dos dirigentes eleitos foram-no de forma ilegal, pois não foram eleitos pelos estatutos legais da Associação, mas sim pelos estatutos que foram reprovados pelos membros da APC.
Destaque...

Parque dos Açores

Depois de longa espera, aí está o Parque dos Açores como realidade física municipal, numa decisão ajustada e que há muito era não só esperada como reclamada.
Destaque...

Programa do dia de Portugal
Destaque...


Secretário António Braga

Por ocasião do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, associo-me às comemorações que se realizam praticamente por todo o mundo, saudando as portuguesas e os portugueses residentes no estrangeiro.
Destaque...

Taça do Mundo de Ciclismo

Disputada nas ruas da Montanha Mont-Royal, a Taça do Mundo de Ciclismo Feminino terminou com a vitória de Geneviève Jeanson, da equipa ACDA Rona. O tempo obtido pela quebequense foi de 2 horas, 55 minutos e 43 segundos, à frente da australiana Oenone Wood (segunda) e da holandesa Mirjam Melchers (terceira). A outra quebequense favorita, Line Bassette, grande rival de Jeanson, não fez melhor que o 18° tempo.
Destaque...

Trajectos de Portugal

Assim, não seria coerente começar a abordagem da competição se não tivesse de distinguir-se o campeão Benfica, que com maior ou menor dificuldade, acabou por revelar-se mais objectivo nos propósitos e métodos.
Destaque...

Uma iniciativa original

Na cimeira de Montreal de 2002, Dimitri Roussopoulos propôs a ideia de se criar uma Carta dos Direitos para Montreal. O Presidente da Câmara de Montreal, Gérald Tremblay, reteve a ideia e mandatou o senhor Roussopoulos, chefe da delegação do grupo de trabalho sobre a democracia, para elaborar o dito documento.
Destaque...