www.lusopresse .com

Aquele que usa palavras difíceis, não está a tentar informar; está a tentar impressionar.

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus
Menu desta edio
   

Volume IX - Nº 114

 
 
 
 

LusoPresse

Redacção:

5740, rue Saint-Urbain

Montréal, Qc H2T 2X3

Tel.: (514) 272-0110

Fax: (514) 272-2241

E-mail:lusopresse@bellnet.ca

-:-

Administração

6475, rue Salois - Auteil

Laval, Qc H7H 1G7

Tel.: (450) 628-0125

       (514) 835-7199

Fax: (450) 628-0126

Este espaço é para si! Telefone-nos:
514-835-77199

 

LusoPresse passa a semanário

Depois de 7 anos e tal como mensário (1 de Dezembro de 1996 a 31 de Março de 2004) e um ano como quinzenário (31 de Março de 2004 a 1 de Abril de 2005), o LusoPresse passa agora a semanário, num projecto arrojado mas que se espera seja coroado de êxito. Para que isto fosse possível, a direcção do LusoPresse teve que recorrer a algumas garantias, todas elas vindas dos nossos fiéis anunciantes, assim como dos nossos imprescindíveis colaboradores.
 

«A reza de choro...»
Reportagem de Norberto Aguiar
No convite feito, via telefone, pelo Mestre João Vital, foi-me dito: «Partimos às 07h00 da Igreja Santa Cruz em direcção à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Laval». À hora prevista lá estava eu. Mas, pelos vistos, cheguei adiantado, o que não é muito meu hábito diga-se em abono da verdade. Na ocasião perguntei pelo atraso verificado, ao que me responderam com a ausência da polícia, que ao contrário de outros anos, agora espera pela rendição do quarto de trabalho, evitando assim que a meio do trajecto montrealense haja «render da guarda».

Destaque...

Miguel Rebelo
Pintura de tempo e de memória
Às vezes faço viagens realmente boas a Montreal, "minha" cidade até 1982. São aquelas em que consigo combinar, com êxito, obrigações e o reatar de relações de longa data com novas experiências, recantos e (re)encontros. Foi o caso desta última vez. Subindo o Boulevard Saint-Laurent, a Main, e caminhando em direcção à "montanha", deixa-se para trás, mas não para longe, o bairro St-Louis, área tradicional dos lusocanadianos, sobre o qual escreveu, com cor e textura, Manuel Carvalho. Chega-se à Avenue du Parc, paralela à Main, onde se encontra o estúdio do pintor Miguel Rebelo. A Avenue du Parc corta a cidade de cima abaixo e ladeia "le Mont Réal", que deu o nome à cidade, hoje mais conhecido por "la montagne", polvilhado ainda de branco naquela primeira semana de Primavera.
Destaque...

Editorial

Um relatório da Segurança Interna, elaborado pelo Gabinete Coordenador de Segurança, baseado em dados fornecidos pela PSP, GNR e PJ, revela que o aumento de acções criminosas com violência têm vindo a aumentar de forma alarmante nos últimos anos em Portugal.

Destaque...